Muito se falou sobre os álbuns que completaram 20 anos em 2011, e claro que foram bem importantes, mas em 2012 também completam duas décadas outros discos que, pelo menos pra mim, fizeram a diferença.
Em 1992, eu chegava da escola e já ligava a TV e colocava na MTV. Simplesmente assistia a todos os programas - como era boa aquela época em que a maior emissora musical do país falava de música de qualidade!
A era grunge iniciara suas atividades um ano antes e chegava à prateleira das lojas mais CD's representantes desse movimento: Bricks Are Heavy, das garotas do L7, Core, do Stone Temple Pilots, Dirt, do Alice in Chains, além dos álbuns que poderiam ser incluídos ou não nesta categoria: Dirty, do Sonic Youth e Piece of Cake, do Mudhoney.
capa do disco Dirty, do Sonic Youth
A indústria cinematográfica que não dorme no ponto, aproveita a onda das camisas xadrez e bermudas largas para lançar o filme para esse tipo de público. O título escolhido: Singles ou Vida de Solteiro, como foi chamado no Brasil.
No elenco, atores descolados como Matt Dillon e Bridget Fonda como o casal protagonista. Na trilha sonora, óbvio que as bandas do momento, Pearl Jam, Soundgarden, Mother Love Bone (já extinta na época por conta da morte por overdose de seu vocalista Andrew Wood, em 1990), Screaming Trees e até mesmo Smashing Pumpkins.
E o ano de 92 não para por aí, ainda temos os lançamentos de outros discos que hoje são clássicos: Automatic For The People - R.E.M., Check Your Head - Beastie Boys, provando que sabem sobreviver a uma nova fase da indústria da música, Erotica - Madonna (polêmico total), Psalm 69: The Way to Succeed and the Way to Suck Eggs - Ministry, Angel Dust - Faith No More, America's Least Wanted - Ugly Kid Joe, entre outros.
Este ano também foi marcado pela volta do Bon Jovi, com seu quinto álbum de estúdio, Keep the Faith. Além de outros discos da turma do Hard Rock, como Adrenalize - Def Leppard (quem não curtia ver na MTV o clipe da música Let's Get Rocked??)
Quero deixar claro que essa pequena lista fez e ainda faz parte da minha vida, mas com certeza foram lançados dezenas de álbuns de vários estilos diferentes, porém que não me marcaram.
E ainda ressalto o famoso artista de um álbum só: a banda 4 Non Blondes com o CD Bigger, Better, Faster, More! - confesso que ficava imitando os agudos da vocalista Linda Perry durante a canção What's Up - praticamente único hit do grupo até hoje.
No quesito melhores clipes de 92: Strength to Endure - Ramones, que faz parte do disco Mondo Bizarro; Unsung - Helmet, do disco Meantime; Wasting Love - Iron Maiden, CD Fear of the Dark; Tearing - Rollins Band, álbum The End of Silence; Somebody to Shove - Soul Azylum, do disco Grave Dancers Union; e claro que não poderia deixar de fora dessa lista os vídeos de So What'cha Want - Beastie Boys, CD Check Your Head e Sex Type Thing, do disco Core - Stone Temple Pilots.
capa do CD Check Your Head, do Beastie Boys
Por todos esses motivos, viva o ano de 1992!!!
Confira aqui o vídeo de Sex Type Thing, do Stone Temple Pilots:
Nenhum comentário:
Postar um comentário