quinta-feira, 23 de agosto de 2012

River Phoenix: ídolo da geração pop anos 80-90



                                                                                 River Phoenix


Boa tarde, pessoas!

Nesta tarde, dedico este espaço a um ator que marcou demais minha infância e adolescência, e acredito que a de vocês também.

Se estivesse vivo, hoje River Phoenix completaria 42 anos.

Quem vivenciou bem as décadas de 80 e 90, sabe o fenômeno que o rapaz louro de olhos verdes e puxados provocou na televisão norte-americana e na indústria cinematográfica. 

Nascido em MetoliusOregon, no dia 23 de agosto de 1970, River Jude Phoenix era o irmão mais velho dos também atores: Rain PhoenixJoaquin PhoenixLiberty Phoenix e Summer Phoenix.

Seus pais, o carpinteiro John Lee Botton e a secretária Sharon Arlyn (conhecida como Heart Phoenix) eram membros do culto religioso "Meninos de Deus" e viajavam pelos EUA e América do Sul como missionários. Na Venezuela, John tornou-se servo do Arcebispo local. 

Em 1977, os pais de River deixaram o "Meninos de Deus" e voltaram com os filhos para os EUA. Com a mudança, acharam apropriado também alterarem o sobrenome da família para "Phoenix", que significa: renascimento para uma nova vida.

Vivendo na Califórnia em 1979, John e Heart Phoenix incentivavam os filhos a seguir pela carreira artística. O primeiro a trilhar os passos foi River, e em 1982, aos 12 anos de idade, o garoto estreou na série Sete Noivas para Sete Irmãos, no papel de Guthrie McFadden. Entre 83 e 85 ele fez pontas em outros programas de TV.

A sorte bateria à sua porta ainda em 1985, quando foi escalado para estrelar ao lado de Ethan Hawke o filme juvenil Viagem ao Mundo dos Sonhos, dirigido por Joe Dante. River interpretou um garoto metido a cientista chamado Wolfgang Müller. A partir daí, o jovem não parou mais de atuar.


   Ethan Hawke, River Phoenix e Bobby Fite em Viagem ao Mundo dos Sonhos (1985)

No ano seguinte, protagonizou um dos longas mais importantes para geração pop 80, Conta Comigo. Como não se emocionar com a história dos amigos Gordie Lachance (Will Wheaton), Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O' Connell) que saem em busca do corpo do garoto Ray Brower? O filme é como um rito de passagem, entrando de fato na puberdade, e sabendo que depois daquele fim de semana enfiados em uma floresta à procura de Brower, nada voltaria a ser como antes. 


                                                                                              Cena de Conta Comigo 

Uma das cenas mais emblemáticas da produção, dirigida por Rob Reiner, é quando Gordie despede-se de Chris e diz: "Te vejo por aí", e um tocante River Phoenix responde: "A menos que eu te veja antes". Os personagens nunca mais se encontrariam, mas sabiam da importância que um significava para o outro. A trilha do filme conta com uma versão remasterizada para o clássico de Ben E. King e interpretada pelo próprio, Stand By Me

Também em 1986, River estrelou o drama A Costa do Mosquito, ao lado de Harrison Ford. Neste filme, ele conheceu sua futura namorada, a atriz Martha Plimpton, de Os Goonies


                                                                                           Filme A Costa do Mosquito 

Com uma lista de filmes, que incluem: Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon, Espiões Sem Rosto, O Peso de um Passado, Indiana Jones e a Última Cruzada e Te Amarei Até Te Matar, todos produzidos entre 1988 e 1990 - o grande papel da carreira de River Phoenix ainda estava por vir. 

Em 1991, o ator, músico e defensor dos animais, considerado um dos melhores de sua geração, encararia, talvez, o maior desafio de sua carreira: interpretar Mike Waters, jovem que sai em busca da mãe pelo estado de Idaho, na companhia do amigo Favor Scott (Keanu Reeves). Mike é portador de narcolepsia, doença que provoca ataques de sono profundo quando tem emoções muito fortes. O filme Garotos de Programa, de Gus Van Sant, deu a Phoenix o merecido reconhecimento como o melhor ator de 1992, no festivais de Veneza, Toronto, Independent Awards Spirits, entre outros. 


                                                   River Phoenix e Keanu Reeves em Garotos de Programa

Após, mais trabalhos em Hollywood, em 1993, toda uma vida de sucesso lhe foi tirada. 

Na madrugada de 31 de outubro, River, acompanhado de seus irmãos Joaquin e Rain, mais sua atual namorada, a atriz Samantha Mathis, estavam na boate Viper Room (um dos sócios era o ator Johnny Depp). River passou mal e saiu do local, tempos depois o astro teve uma overdose provocada pelo consumo de heroína e cocaína (conhecido como Speedball). Ele convulsionou por oito minutos até parar de respirar totalmente.

Curiosamente, do lado dentro da boate, seus amigos Johnny Depp, Flea do Red Hot Chili Peppers e Gibby Haynes, do Butthole Surfers estavam no palco cantando a música Michael Stipe, exatamente no trecho em que dizia: "mas nós não temos uma parte, nem um pedaço de nossos corações, não é Michael, River Phoenix ou Flea ou eu". Enquanto isso, River estava desmaiado do lado de fora da Viper Room. Logo que Flea soube que o amigo estava passando na calçada, correu para socorrê-lo e o acompanhou na ambulância chamada Joaquin. às 1h51 da madrugada de 31 de outubro de 1993, River Phoenix foi declarado morto. 

Milhões de fãs espalhados pelos quatro cantos do planeta choravam sua morte, inconformados pelo astro ter ido embora tão jovem, com uma vida toda pela frente.

Particularmente, nunca me esqueci do momento em que minha mãe entrou em meu quarto às 6h do dia 31 e disse: "Aquele ator americano louro que você gosta morreu!" Imediatamente pulei da cama e liguei o rádio e a TV para saber mais informações. Mal podia acreditar em tudo aquilo. Dói até hoje.

Na época de seu falecimento, o astro estava escalado para viver o repórter Daniel Molloy, em Entrevista com o Vampiro. Na verdade, o desejo da autora Anne Rice, era que Phoenix fizesse o papel do vampiro Lestat, porém, a produção do filme quis Tom Cruise, contrariando a vontade de Rice. Com sua morte, o ator Christian Slater interpretou o entrevistador Molly, e doou seu cachê para a caridade. O longa-metragem foi dedicado em memória de River Phoenix.

Não sei se foi por acaso ou não, mas no dia 25, o canal de TV a cabo TCM exibirá Conta Comigo, às 20h25. Sempre é ótimo poder rever a atuação desse grande astro do cinema.

Confira aqui o clipe da canção Stand By Me, de Ben E. King, em que aparece River e Will Wheaton:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário