domingo, 19 de agosto de 2012

Ródtchenko e a cultura pop



Dia 19 de agosto é celebrado o dia mundial da fotografia.

Sobre essa data tão especial, não poderia deixar de homenagear um fotógrafo que foi fundamental para o crescimento do construtivismo russo nos anos 20. Seu nome: Aleksandr Ródtchenko.

Usarei esse espaço para publicar uma crônica que escrevi sobre esse multiartista que ainda influencia a arte e a cultura pop contemporânea. Confiram!


Ródtchenko e a cultura pop

Por Gaby Guimarães


E viva a União Soviética!

Aos assustados com minha expressão, fiquem calmos que vou explicar. Outro dia descobri nas obras de um designer gráfico e fotógrafo russo de nome impronunciável, que a cultura pop do século XXI bebe e muito em sua fonte – fonte esta que em meados dos anos 1910 era motivo de ousadia entre a classe artística da Rússia. O nome desse artista, que na atualidade podemos chamá-lo de multiartista, é Aleksandr Mikhailovich Ródtchenko (1891-1956).

Você deve estar se perguntando o por quê de meu interesse em torno desse homem. Pois eu respondo: ele está mais presente em nosso tempo atual do que você imagina. Quer uma prova? Vá ao Google agora e digite: Aleksandr Ródtchenko + capa do disco do Franz Ferdinand.

Diversas buscas vão ressaltar a influência do encarte do CD do grupo de pop rock em uma clara referência à uma fotomontagem de 1925. Na imagem de Ródtchenko, vemos a musa das vanguardas russas da década de 1920, Lilya Brik (amante do poeta Vladimir Maiakóvski), berrando aos quatro ventos. Já na capa do álbum “You Could Have It So Much Better”, lançado 80 anos depois, visualizamos uma modelo com trajes parecidos ao do século passado gritando o nome da banda de pop rock escocesa.

                                                      Fotomontagem de Aleksandr Ródtchenko (1925)


                                                   Capa do disco You Could Have It So Much Better (2005) 

E as referências não param por aí. O mundo da moda também se rende aos encantos do homem alto e careca, de traços tão marcantes quanto de suas obras. Em um editorial de moda da rede de lojas Sack’s, o designer norte-americano Shepard Fairey solta a mão e recria cartazes inspirados nos desenhos soviéticos de Aleksandr Ródtchenko.

Agora que tal fazer uma pesquisa em seu acervo para ver quantos de seus ídolos já beberam na fonte de Ródcthenko? Suas revistas e discos podem conter mais referências do que você imagina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário