segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sound City





Boa noite, pessoal!!

Tudo bem??

Após alguns meses em hiato, volto a escrever algo que acho relevante por aqui.

Hoje faz 19 anos que o meu mundo ruiu, sem exageros, afinal de contas era apenas uma adolescente de 14 anos, quando o programa MTV no Ar entrou de repente em caráter especial para anunciar que Kurt Cobain estava morto!!

As palavras do VJ Zeca Camargo mexeram demais comigo e com milhões de fãs espalhados pelos quatro cantos do planeta.

O que seria do Nirvana agora? Por que o Kurt tirou a própria vida???

Jamais esquecerei ainda que na verdade Cobain já estava morto há 3 dias. A notícia chegou em pleno fim de semana e na segunda-feira fui obrigada a disfarçar minha tristeza e, ao mesmo tempo, revolta, para ir ao colégio. 

Chegando lá, joguei minha mochila na carteira e fui encontrar meus amigos "roqueiros", só eles me entenderiam naquele momento. E para minha surpresa, no colégio todo o assunto era o suicídio do Kurt.

Achei importante contar essa historinha antes de mencionar que hoje fui à sala de cinema Reserva Cultural assistir ao documentário Sound City, dirigido por Dave Grohl (ex-baterista do Nirvana e vocalista do Foo Fighters).


                                                                  Fachada do famoso estúdio nos anos 70

Os 108 minutos de fita é pura emoção do começo ao fim, e confesso que em alguns momentos lágrimas escorreram de meus rosto. 

Poder conferir em um mesmo documentário músicos como Neil Young, Trent Reznor, Stevie Nicks, Lindsey Buckingham, Paul McCartney, Tom Petty, Josh Homme, Krist Novoselic, Rick Springfield, Mick Fleetwood, Lee Ving (Fear), John Fogerty, Johnny Cash, além das pessoas que trabalhavam no estúdio Sound City e que contaram como foi fundado. Um dos produtores que aparecem também no filme é o renomado Rick Rubin, que já produziu grandes artistas, como o Red Hot Chili Peppers e Metallica.


                                                    Paul McCartney e Pat Smear no estúdio de Dave Grohl

Um dos depoimentos mais divertidos do filme é quando o engenheiro de som Rupert Neve relata a Dave Grohl como criou a Mesa de Som Neve, considerada top por milhares de rock stars. Com o fechamento do Sound City em maio de 2011, Grohl comprou a famosa mesa de som e a levou para seu estúdio e chamou grande parte dos músicos que participaram da história desse lugar para gravar um álbum.


                                                                   A tão sonhada mesa de som Neve

Não tem como não se emocionar também com o depoimento de Rick Springfield ao mencionar sua relação de amizade com o dono do Sound City,  Joe Gottfried.

O estúdio teve seus altos e baixos, assim como 0 nascimento de uma das bandas mais importantes dos anos 70, o Fleetwood Mac, além da gravação do disco Nevermind, do Nirvana, que transformou o Sound City em um templo da gravação novamente. Grupos como Rage Against The Machine, Weezer, Queens of the Stone Age, e os cantores Johnny Cash e Carl Perkins realizaram trabalhos incríveis naquela casa.

Todo roqueiro que se preze tem obrigação de assistir a este documentário.

Sound City faz parte da programação do 18º Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade, e terá sua última sessão na próxima sexta, dia 12, no Reserva Cultural. O evento gratuito. 

Mais informações em: http://www.etudoverdade.com.br/2013/home1.asp

Confira o trailler do filme: 



Música Mantra, composta por Dave Grohl, Trent Reznor e Josh Homme para a trilha sonora de Sound City:











Nenhum comentário:

Postar um comentário